A linguiça

Linguiça de MaracajuA origem da Linguiça de Maracaju está ligada à tradição das famílias que colonizaram os vastos campos da serra de Maracaju.
As principais famílias colonizadoras vieram do triângulo mineiro e trouxeram a tradição da produção da linguiça caseira, que era feita com carne suína inicialmente e foi substituída pela carne de boi, levando em conta a tradição da pecuária bovina que já predominava em nosso estado.
Devido à dificuldade de armazenamento e conservação das carnes, as famílias usavam as carnes de primeira, para fazer linguiça e as demais para fazer o charque. Como toda produção era artesanal, toda a carne era cortada à faca, temperada e depois de embutida era deixada por algum tempo para que secasse e assim pudesse conservar por mais tempo o produto. Produto que foi o primeiro embutido artesanal feito exclusivamente com carne bovina de primeira.
Iguaria de uma simplicidade ímpar, de sabor único e principalmente por ser um produto de origem 100% sul – matogrossense atravessou as fronteiras do nosso estado agradando o paladar de todas as gerações e também de pessoas dos mais distantes lugares.
Um toque do seu sabor nos trás de volta as lembranças das reuniões em família, comemorações com os amigos nos levando a reencontrar através da memória a simplicidade e o prazer da convivência.